segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

A Petrobras sobreviverá à crise de petróleo?

Ninguém pode garantir se a Petrobras sobreviverá à “crise do petróleo” a US$ 60,00 o barril ou menos , por ter sido financeiramente “semidestruída” por seus funcionários, membros do governo federal incluindo ministros e congressistas.
A atual “crise do petróleo”  será favorável à economia mundial, inclusive ao Brasil, pois reduzirá o custo da energia.
Alguns paises serão beneficiados como a Arábia Saudita e mesmo os Estados Unidos e outros produtores muito prejudicados pelo seu alto custo da produção, como a Rússia, Irã e Venezuela, esta última com grande possibilidade de enfrentar uma crise politica.
Para a Petrobras o futuro dependerá do “volume de dinheiro roubado” pois o período dos roubos foi muito longo,abrangendo os governos Lula e Dilma. (Grifei)
Além disso, a má administração da empresa a levou a uma crise financeira que a deixou sem caixa, endividada e sem crédito. Situação semelhante estão muitos dos seus fornecedores e os que estiverem sub judice terão que ser substituídos por empresas estrangeiras, se for possível. 
Para a economia     brasileira, a crise do petróleo não será desfavorável, há pontos negativos – indústria continuará em queda e há grande incógnita na continuidade do álcool - mas também, outros positivos . A crise será boa, em geral,  para a economia mundial, pela redução substancial do custo de energia.
*Fabio Figueiredo - Estadão Forum Leitores (forum@estadao.com)

Nenhum comentário: