quinta-feira, 8 de maio de 2014

OCDE reduz previsão de crescimento do PIB do Brasil.


A Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) reduziu a projeção de crescimento da economia brasileira neste ano para 1,8%, ante estimativa de 2,2%, calculada em novembro do ano passado, segundo relatório divulgado nesta terça-feira (6). De acordo com o levantamento, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve crescer cerca de 2,2% no ano que vem, também abaixo da previsão feita há seis meses, de 2,5%.
O relatório destaca que a inflação no Brasil segue bastante acima do centro da meta do Banco Central (BC), que é de 4,5% – a expectativa de inflação do mercado financeiro para este ano, por exemplo, continuou estável em 6,5%, no limite da meta de inflação, de acordo com o mais recente boletim Focus, publicado na segunda-feira (5).
"Uma política monetária mais apertada, uma demanda externa menos intensa e incertezas políticas por conta das eleições presidenciais de outubro devem pesar na atividade econômica", aponta a OCDE.
A projeção da organização é a mesma feita pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), que no início de abril disse, por meio do relatório World Economic Outlook, que a economia brasileira está perdendo fôlego e deve crescer 1,8% em 2014, menos que no ano passado, quando teve alta de 2,3%.
A estimativa dos economistas do mercado financeiro para o PIB de 2014 é mais conservadora e recuou de 1,65% para 1,63% na última semana. O crescimento do PIB do Brasil estimado no orçamento federal é de 2,5%. O Banco Central, por sua vez, divulgou previsão de alta de 2% em abril.(G1)

Nenhum comentário: