quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

O petróleo do Pré-Sal existe mesmo ou tudo não passa de umconto do vigário

O ex-diretor de Gás e Energia da Petrobrás, Ildo Sauer, autor da explosiva entrevista publicada na revista da Adusp(“O ato mais entreguista da história foi o leilão do petróleo para oEike) é simplória. 
. Sobre o Pré-Sal, recomendo a leitura dos editoriais do jornalista Norman Gall no Estadão ou no site do  Instituto FHC. É um projeto que visaretirar petróleo de 5 a 7.000 metros de profundidade para o qual ainda nãoexiste tecnologia adequada, certificada. Pela distancia da terra, entre 280 e320 quilômetros da costa, necessita de gigantesco investimento, tanto em sondas(120 furos para certificar um poço economicamente viável e uma jazida)plataformas, planta de utilidades de apoio, verdadeiras  usinas elétricasflutuantes em alto mar, navios-tanques gigantescos (não os do tipo do JoãoCândido), árvores de exploração submarinas a mais de 5.000 metros e outrasfacilidades. O pessoal deverá ficar em hotéis flutuantes,  pois precisarátrabalhar em escala de 24 horas por dia, como funciona uma refinaria. Como sesabe, os helicópteros não possuem  capacidade para carregar tanta gentenem tanta carga a essas distâncias, pois o percurso estaria fora da suaautonomia de vôo.
. O Pré-Sal precisa de de US$ 600 bilhões na frente, dinheiro que só voltaria arender em 2020, data prevista para o início da produção em escala
. As Empresas americanas que são sócias da Petrobras, já sabiam desse petróleohá muito tempo, pois estão juntas com a Petrocabide em todos os poços que temose nunca se interessaram em perfurar nessa profundidade.
. É possível imaginar que uma empresa brasuca, estatal, sem nenhum expertiseigual ao que tem as 7 Irmãs, fará o que elas não fizeram ?
. O cheiro é de jogada maluca de um Partido, o PT.
. O único poço que alcançou essa área, entrou este ano em testes de viabilidadecomercial e delimitação de vazão, que deverá terminar em 12 meses, para saberse vale a pena pela qualidade e pela vazão do petróleo a explorá-lo.
. De resto, 60% da nossa produção saem  de um poço descoberto nos anos 90,Marlim, e outro, na bacia de Campos.
. Ildo Sauer não sabe disso ou não não é do se interesse registrar.
. Entramos numa Petropaulo  gigantesca que vai detonar o País,principalmente se a crise for muito mais extensa do que se prevê.
- A propósito: onde estão os bilhões que a China ia emprestar ao Brasil,garantindo-se com uma espécie de recebíveis em petróleo do Pré-Sal ? Foi um dosfalsos anúncios feitos por Lula para ajudar a eleger Dilma Roussef.
** Artigo de Maurício Pinheiro, SP, para http://polibiobraga.blogspot.com/

Nenhum comentário: