sábado, 12 de fevereiro de 2011

A brincadeira é esta: Dilma cuida do pão, e Lula, do circo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou com tudo ontem. Como a gente viu, ele não agüentou os tais três meses na muda, que havia prometido. Imaginem! Ele está doido pra falar. E vocês podem anotar aí: Dilma seguirá com o seu administrativismo sem imaginação, que a tantos encanta. Descobriu que a imprensa gosta dessa fantasia de que ela seria, em muitos aspectos, o avesso dele.
A economia atravessa uma quadra difícil. Quanto mais longe do noticiário ela ficar, melhor. Saberemos da soberana por intermédio de seus súditos e estafetas — e da imprensa cortesã. Ocorre que o petismo precisa ir para a galera; é vital uma certa mobilização permanente da massa “contra eles” — “eles” são todos os não-petistas.
E essa tarefa ficará com o Apedeuta. Ontem, ele já lançou o grito de guerra para 2012 — leia-se, antes de tudo, São Paulo! — e já se ofereceu para ser o animador de auditório da reforma política. E ele anda cheio de idéias ruins na cachola, como se hábito; entre elas, o voto em lista e o financiamento público de campanha.
A narrativa será assim: a rainha fica no palácio cuidando do pão, cultivando a imagem de austeridade, e Lula cuidará da performance circense. São figuras distintas, sim. Só que complementares.
*Texto por Reinaldo Azevedo

2 comentários:

Castelo disse...

É, e pra colocar uma cereja nesse bolo fictício nada como a globo, e um programa como aquele globo reporter de ontem,....Quanto terá sido mesmo aquilo,....

BLOG DO MARIO FORTES disse...

O Globo repórter de ontem foi um acinte, uma vergonha.
Para os petistas uma "pérola" da reportagem paga.
Na realidade, uma "compensação" ou "agradecimento" da globo pela simpatia de Lula à globo.
Já que D Lily faleceu, agora temos Programas e não "cházinho das cinco".