quinta-feira, 4 de junho de 2009

FAB acha mais partes do AF 447

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Força Aérea Brasileira encontrou nesta quinta-feira mais destroços do avião da Air France que caiu no Atlântico com 228 pessoas a bordo, mas ainda não há sinal de corpos, informou a FAB.A Marinha afirmou também nesta quinta que a fragata Constituição foi o terceiro navio militar a chegar ao local das buscas, a 1.100 quilômetros a nordeste de Natal, mas as embarcações ainda não visualizaram os destroços.Um avião R-99 equipado com radar identificou durante a madrugada mais objetos em três pontos distintos do mar. Três aviões Hércules da FAB, uma aeronave P-3 dos EUA e um Falcon 50 francês decolaram de Natal posteriormente para tentar visualizar os destroços, informou o Centro de Comunicação da Aeronáutica.De acordo com a FAB, os novos destroços foram encontrados a sudoeste dos penedos de São Pedro e São Paulo."Provavelmente são da parte interna, foram encontrados pedaços marrons, brancos e amarelos, que não correspondem à parte externa, mas sim à parte interna", disse a jornalistas em Recife o brigadeiro Ramon Borges Cardoso, diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo da FAB.O brigadeiro acrescentou que as buscas foram reduzidas a uma área de aproximadamente 6.000 km quadrado, devido à concentração de informações colhidas pelo avião R-99 da FAB durante a madrugada desta quinta-feira.
As embarcações da Marinha que estão na área seguem em direção aos pontos onde os destroços foram avistados pelas aeronaves. Quando forem encontrados os destroços, eles serão resgatados pelos navios e posteriormente levados de helicóptero para Fernando de Noronha.
"Quando tivermos uma quantidade de destroços a bordo dos navios, vamos usar os helicópteros para transportar para Fernando de Noronha primeiramente, e depois de avião para Recife. Todo material ficará em Recife à disposição das autoridades francesas", afirmou o brigadeiro. A investigação das causas do acidente está a cargo do governo francês.A prioridade das buscas é por corpos, mas ainda não há "nenhum sinal", de acordo com a FAB. "Se houver corpos, para-se tudo e traz para cá. A logística para fazer isso já está montada em Fernando de Noronha para receber os corpos e trazer para Recife", disse o brigadeiro, acrescentando que não há uma data prevista para terminar a operação.

Nenhum comentário: