sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Edir Macedo será o "dono" da Prefeitura de São Paulo...


Votar em Russomanno pode ser a fortificação de uma quadrilha de falsos evangélicos que já tem Marcelo Crivella no seu quadros político. Além de apoiarem a quadrilha de Lula em Brasília, são "abortistas" e fazem qualquer coisa por dinheiro. Trocar uma quadrilha (sindical) por outra (pseudo-evangélica) não me parece um bom negócio.

Candidato à prefeitura de São Paulo pelo PRB, Celso Russomanno, ao lado do presidente nacional de seu partido, o bispo licenciado Marcos Pereira. Foto: Fernando Borges/Terra
Candidato à prefeitura de São Paulo pelo PRB, Celso Russomanno, ao lado do presidente nacional de seu partido, o bispo licenciado Marcos PereiraFoto: Fernando Borges/Terra

PRB de Russomanno tem 66% dos dirigentes ligados à Universal

TIAGO DIAS
Na sabatina realizado pelo canal Record News, no último dia 13, o candidato à prefeitura de São Paulo pelo PRBCelso Russomanno, foi indagado pelo jornalista Heródoto Barbeiro se ele era candidato da igreja Universal do Reino de Deus (IURD) e da Rede Record. Russomanno, como já vinha enfatizando publicamente, respondeu: "Sou candidato de todas as igrejas". Sobre a Record, afirmou: "não existe isso. Se sou, não estou sabendo". Na prática, porém, o que pode ser percebido são laços estreitos que unem a emissora, a igreja e o partido. Um número significativo de lideranças do PRB, que participam do núcleo que determina os caminhos da legenda, são ou foram pastores, bispos e dono de afiliada da Record.
Segundo levantamento feito pelo Terra, por meio das informações disponíveis no site do partido, pelo menos 66% das lideranças do PRB têm ou já tiveram ligações com a igreja universal. Quando é levado em conta o envolvimento com o grupo Record, o número sobe para 73%, embora existam membros com ligação tanto na emissora quanto na igreja.
O levantamento levou em consideração os 18 membros da executiva nacional (55% deles têm ou tiveram participação na Universal e na Record) e os 26 presidentes estaduais do partido (onde a relação é mais abrangente: 85% dos membros já tiveram ou têm relação com a igreja, com a emissora ou com ambas) - o presidente do PRB em Pará, pastor Raul Batista de Souza, já foi contabilizado na lista da executiva, onde acumula a função de suplente. O Terra não conseguiu informações sobre sete dos membros da executiva nacional, por não terem, aparentemente, vida pública. Eles não foram contabilizados na pesquisa.
Tal ligação é chamada pelo cientista político e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) Claudio Gonçalves Couto de "empreendimento". "Igreja, Record e PRB fazem parte do mesmo conglomerado, um empreendimento. E os laços são estreitos", opina. Couto realizou o mesmo levantamento e divulgou os resultados em um artigo publicado no jornal O Estado de S.Paulo no último dia 18.
O PRB afirma que não dispõe do número oficial de participantes (ou ex-integrantes) das duas organizações na executiva nacional e nas direções estaduais. O presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, que já foi vice-presidente da Record e é bispo licenciado da Universal, rechaça qualquer vínculo entre o partido, a igreja e a emissora. Para ele, a grande participação de bispos e pastores entre os dirigentes não é motivo para ilações entre as três partes, muito menos para um conflito ético: "Não há nenhum conflito. Se fosse um partido religioso, até seria. Mas a gente não tem ligação com a Universal. Não discutimos religião (no PRB), discutimos política", minimizou.
Em entrevista ao Terra, Pereira diz fazer um desabafo. "Estou cansado de responder sobre isso", avisou. "Pedi licença para a igreja em 1994. Há 18 anos eu venho exercendo atividades acadêmicas e como advogado. Daqui a pouco vão dizer que a Universal interfere nas minhas aulas", reclama. Pereira ainda afirma que há muitos integrantes da Universal que são candidatos por outros partidos, assim como no PRB, e dá exemplos de dirigentes que fogem do levantamento, como o suplente e presidente do PRB do Ceará, Miguel Dias de Souza. "Ele é um católico fervoroso. Encontro com ele e ele já chega beijando a santinha", conta. Miguel Dias é dono da TV Cidade, afiliada da Record no Estado e, segundo Pereira, é o único dirigente do partido a ter uma ligação atual com a Record. "O restante são pessoas que já tiveram ligação com a emissora. O tempo verbal faz toda a diferença", opina.
Ex-apresentador da Record, Celso Russomanno afirma categoricamente que seu partido é misto e que, assim como ele, 80% dos integrantes são católicos. Evangélicos somariam 20% e apenas 6% dessa faixa seriam da Universal - a informação também é reproduzida por Pereira. O candidato tem procurado dizer que defende o Estado laico, ao ser questionado sobre os apoios de igrejas em torno de sua candidatura, e sempre que possível afirma haver uma distância entre ele e a opinião de dirigentes.
Para o cientista político, a relação entre partido e candidato é intrínseca. "É claro que um prefeito tem até certa autonomia, mas não dá pra afirmar que ele (Celso Russomanno) fará uso dessa autonomia. Há um grau de lealdade do partido com suas lideranças, pode ser que uma gestão não contrarie algum tipo de interesse", explica. O especialista ainda questiona: "E sobre os ruídos dos templos, como será que a prefeitura do Celso Russomanno vai lidar com essas questões?"
Comissões Provisórias
Além de ser maioria na Executiva Nacional do partido, lideranças do partido ligadas à Record e, em sua maior parte, à Universal, aparecem em maior número nos Estados. Dos 27 presidentes, apenas 4 (15%) não têm ou não tiveram vínculo com a igreja Universal ou o grupo Record. O número dos dirigentes que são ou foram pastores é grande: 18. Bispos somam 4. Há ainda lideranças locais que trazem a ligação com a igreja e com a Record, ao mesmo tempo. 
É o caso de Jeronimo Alves Ferreira, presidente do PRB de Santa Catarina, que é bispo licenciado e, segundo Pereira, ex-presidente da Record no Rio Grande do Sul.
Segundo o professor Cláudio Gonçalves Couto, a presença massiva de bispos e pastores deve-se à estrutura do partido, que não possui diretórios, mas sim "comissões provisórias". "Em uma comissão, os membros são indicados pela executiva nacional, que possui total controle sobre eles. No caso de PRB, os presidentes estaduais foram indicados pelo centro. Uma esmagadora parcela deles faz parte da Universal, isso reflete uma diretriz do partido. Essa ligação é um fato", explica Couto. O presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, afirma a estrutura será revista, mas garante autonomia nos Estados. "Pergunte para cada um dos 27 presidentes. De preferência para aqueles que não são membros da Universal", pede.
Couto, porém, afirma que o modelo diminui até a participação dos filiados e outros integrantes dos partidos. "Os filiados podem ser apenas 6% da Universal, mas isso não importa, eles não conseguem definir os rumos do diretório, do partido"
Um candidato católico
O fato de Celso Russomanno ser católico é um "trunfo" para o PRB, na análise de Couto. Para ele, a escolha é mais palatável aos eleitores paulistas. "Os evangélicos ainda são encarados de forma pejorativa, há um preconceito disseminado. Quando uma pessoa diz que é católica, isso não quer dizer muita coisa, são pessoas que não necessariamente têm pra si os ideias da religião. Ter um candidato que se diz católico é um trunfo pro PRB."

O professor avalia que, se o candidato fosse da própria Universal, dificilmente teria os 35% das intenções de votos que Russomanno tem, segundo as últimas pesquisas. "É provável que ele não estivesse tão bem. Há uma rejeição. É só ver o do (ministro da Pesca, Marcelo) Crivella (PRB), que chegou a disputar o Senado no Rio de Janeiro, mas perdeu", explica.
Para ele, a escolha pelo candidato é encarada como um "negócio", assim como as escolhas na grade da emissora. "O negócio dos partidos é ganhar a eleição e exercer o poder. O maior instrumento que o PRB tinha era lançar o Russomanno. Do ponto de vista da Record, existe o reality show A Fazenda. Não é contraditório uma empresa da Universal ter um programa com apelo erótico? Da lógica empresarial, faz sentido", afirma.
O presidente nacional do PRB volta a rebater e pergunta: "Você acha que o Celso Russomanno e o vice dele, o (Luiz Flávio) D'Urso, um advogado respeitado, iam se submeter à igreja Universal?"
Os 6 mais importantes no PRB:
Marcos Antônio Pereira - Presidente Nacional do PRB
Ligação: Bispo licenciado da igreja Universal e ex-vice-presidente da Record
É coordenador de campanha de Celso Russomanno e se envolveu recentemente em uma polêmica com a igreja Católica. Em um artigo escrito em seu blog em 2011 - e divulgado nas redes sociais na semana passada -, Pereira criticava a igreja católica por influenciar decisões do governo federal.

George Hilton Cecílio - Presidente do Conselho de Ética
Ligação: Pastor da Universal
O deputado federal concorre à prefeitura de Contagem (MG). Em 2005, foi expulso do PFL após ter sido supostamente flagrado em um aeroporto transportando dinheiro proveniente de doações de fiéis da Universal. Em sua biografia no site oficial, consta que George Hilton é teólogo, mas não informa sua atividade na igreja como pastor. É também cantor e apresentador gospel.

Antônio Bulhões - Presidente do Conselho Político e líder do PRB na Câmara dos Deputados
Ligação: Bispo e ex-apresentador do Fala Que Eu Te Escuto, da Record
Bispo da IURD, apresentou o programa Fala que eu te escuto da igreja, transmitido pela Rede Record. Bulhões é deputado reeleito. Segundo sua biografia, dedicou-se à vida de pastor aos 15 anos. Aos 27, já era bispo.

Eduardo Lopes - 1º vice-presidente e líder do PRB no Senado
Ligação: Bispo licenciado da Universal
Suplente do senador e bispo Marcello Crivella, Eduardo Lopes assumiu a cadeira logo após a ida de Crivella ao ministério da Pesca. Se licenciou do cargo de bispo em março.

Heleno Silva - 2º Vice-presidente
Ligação: Pastor da Universal
Deputado federal, o pastor é acusado de formação de quadrilha e corrupção passiva por suposta participação no escândalo dos Sanguessugas. O processo tramita no STF em segredo de Justiça. No Twitter, ele avisa: "sou Pastor e Deputado Federal. Escolhido por Deus e eleito por seu povo"

Evandro Garla - Secretário-Geral
Ligação: Pastor da Universal
O pastor da IURD é o único deputado a fazer parte do bloco PT-PRB na bancada. Embora não seja divulgado em seu histórico e biografia, é pastor da IURD.

Fonte: terra.com.br

5 comentários:

Anônimo disse...

Eu sinceramente não acredito que possa entrar um politico em qualquer setor do Governo que faça algo correto !
Eu pelo que vejo da Politica atual é uma politica doente num Pais doente. E até onde eu sei não existe como curar um sistema ou um organismo sem gerar efeitos colaterais.
Como si pode ter Orgulho de um Pais como esse ? ? ?

Anônimo disse...

Eu sinceramente não acredito que possa entrar um politico em qualquer setor do Governo que faça algo correto !
Eu pelo que vejo da Politica atual é uma politica doente num Pais doente. E até onde eu sei não existe como curar um sistema ou um organismo sem gerar efeitos colaterais.
Como si pode ter Orgulho de um Pais como esse ? ? ?

Anônimo disse...

Eu sinceramente não acredito que possa entrar um politico em qualquer setor do Governo que faça algo correto !
Eu pelo que vejo da Politica atual é uma politica doente num Pais doente. E até onde eu sei não existe como curar um sistema ou um organismo sem gerar efeitos colaterais.
Como si pode ter Orgulho de um Pais como esse ? ? ?

Anônimo disse...

Eu sinceramente não acredito que possa entrar um politico em qualquer setor do Governo que faça algo correto !
Eu pelo que vejo da Politica atual é uma politica doente num Pais doente. E até onde eu sei não existe como curar um sistema ou um organismo sem gerar efeitos colaterais.
Como si pode ter Orgulho de um Pais como esse ? ? ?

Isaac disse...

VOTAR EM RUSSOMANNO DO PRB DO SECTÁRIO-ABORTISTA EDIR MACEDO OU PT-HADDAD, ARQUIINIMIGOS DA IGREJA É O " CATÓLICO IR AO CARTÓRIO E PASSAR PROCURAÇÃO PARA SATANÁS AGIR EM SEU NOME"
Isso mesmo; será demonstração explícita de descompromisso com Jesus e sua Igreja Católica, grave pecado de apostasia, de votar em partidos do naipe do PRB e PT, de propriedade do sectario-abortista Edir Macedo da Igreja Universal e do Lula, católico(?), "defensor dos pobres", + de U$ 2,000,000,000 cujos comportamentos às suas pessoas e como religiosos são extensamente conhecidos por inúmeras denúncias.
Será idem favorecer o comunista PT, feroz adversário de Jesus e sua Igreja e de toda ética-moral cristã; até mesmo um cristão de igrejas paralelas à Igreja deveria considerar em não votar no PRB e PT, pois são ideologias totalmente contrárias aos mínimos princípios cristãos, simpatizam-se um com outro à base de "meu inimigo me ajuda contra meu inimigo", prova-o o conhecido casuísmo Lula-Maluf e a suposta amizade de Edir Macedo com Lula e Dilma, em encontros aos sorrisos de jacaré. Ambos partidos têem em suas agendas oficiais a aprovação do aborto; a tática do Edir e do PT é de dividir os católicos mal informados ou deformados contra a Igreja caluniando-a, pois o mentir entre eles é oficial e, ao se pronunciarem, precisamos avaliar:

1º A quantidade e dimensão das mentiras e seus contornos

2º As armadilhas embutidas do discurso sempre atraente e cativante em defesa dos mais necessitados.

3º Os danos que causarão a si e à sociedade

Inspiram-se no satanista Marx: "nada há de absoluto, definitivo ou sagrado". Tudo que nos repassam é fruto de laboratorio de engenharia social para domesticar as mentes e seus pronunciamentos são ardilosos e entre si comportam-se como cães ferozes que se abocanham, sendo os conhecidos "expurgos". É o esquema da "democracia" da China entre os chefões.

A questão dos kits gays, aprovação e distribuição são do diabólico-comunista PT-Haddad, porém o atribuem à Igreja! Dividir para apresar, ou seja, para vencer seus adversário joga uns contra os outros, e totalmente se batendo entre si, velha e manjada tática comunista de dominar. Aliás, o Haddad se insurgiu contra o Dirceu e Maluf, porém outro dia estava esse na foto! O PRB do Russomanno parecem compartilhar que um ou outro vencendo se ajudarão. Veja na net "33 motivos para não votar em Russomanno".

E v. duvidaria que o Edir Macedo para vencer não apele a qualquer método? Ele é um ateu enrolado nas capas da bíblia! É o estilo do Lula: alheio a todas as acusações: cara de pau, sorridente, não sabia de nada, não viu nada e assinou os documentos sem os ler.
A não ser que o católico tenha se alienado à fé, por ex., da esquerdo-comunista Teologia da Libertação e já dominado pelo "Marxismo Cultural"; aí sim, terá perdido a fé, conspurcado seu batismo, preferindo servir os interesses pessoais ao Reino de Deus e incluindo-se no título acima, "aquele que dá voto de confiança ao diabo e espera suas bênçãos...