sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Socialismo de Chávez mergulha a Venezuela numa crise econômica com desabastecimento, inflação e violência

Dona de casa lava a roupa de sua família na periferia de Caracas
(foto do site do jornal El Nuevo Herald)
A maioria dos venezuelanos considera que o socialismo do caudilho Hugo Chávez é o mesmo que aplicado em Cuba e que as expropriações empreendidas pelo seu governo acentuam os problemas de desemprego, o alto custo de vida e desabastecimento, segundo revelou pesquisa de opinião da empresa Alfredo Keller e Associados de Caracas.
A pesquisa também mostra que 89 por cento da população sofre na própria carne a escassez de produtos, enquanto um bom número deles atribui o problema às restrições impostas pelo governo contra o setor privado.
O desaparecimento da empresa privada, dos postos de trabalho que oferece, também são vistos como um dos principais causadores da escalada de violência, fenômeno que é identificado por quase todos os venezuelanos como o maior problema do país.
A pesquisa foi realizada num momento em que a Venezuela atravessa uma aguda escassez de produtos e um dos índices de inflação mais alto do mundo, que poderá superar 30 por cento este ano, devido em grande medida à severa deterioração da capacidade produtiva do país.
Os economistas assinalam que o assédio à iniciativa privada converteu-se numa política de Estado na Venezuela, onde os empresários enfrentam diariamente o risco de ver seus negócios expropriados, encontram grandes dificuldades de obter dólares que necessitam para operar e devem obedecer a uma nova lei que regula os preços de seus produtos fato que ameaça ainda mais a já estreita margem de lucro.
Estas informações são do jornal El Nuevo Herald revelando que a pesquisa aponta para um fato: os chavistas apóiam Chávez, mas não o seu modelo de socialismo bolivariano.
*Leia a reportagem completa - en español - aqui

Um comentário:

sicário disse...

Boa tarde Mário...

Li o texto e o modelo Venezuelano segue à risca os padrões vermelhos.
Chavez se espelha nos Castro então fica fácil deduzir que aquele país se transoforma uma nova/velha Cuba.
O empobrecimento da população leva muitos ao crime e isto é do interesse do governo, pq. com a desculpa de devolver a tranquilidade à população, cassará em definitivo direitos.
Estranho a frase no final do texto:
"os chavistas apóiam Chávez, mas não o seu modelo de socialismo bolivariano."

Existe outro modelo de socialismo?

abs.

Sicário