sábado, 5 de novembro de 2011

Exército colombiano mata líder máximo das Farc

O líder máximo Farc, Guillermo León Sáenz Vargas, também conhecido como Alfonso Cano em foto Luis Acosta/France Presse
O líder máximo Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), Guillermo León Sáenz Vargas, também conhecido como Alfonso Cano, foi morto por tropas do Exército colombiano, anunciou na noite de sexta-feira (4) o governador do departamento de Cauca à rádio local Caracol.
"As forças militares da Colômbia alcançaram um de seus objetivos militares mais importantes", disse o governador Alberto Gonzalez Mosquera, segundo o qual Alfonso Cano "foi abatido precisamente no oeste do departamento" de Cauca.
"Conseguimos confirmar plenamente a morte de Cano. Ainda não sabemos os detalhes de como ocorreu, mas é um fato", confirmou um oficial da inteligência militar.
Cano era o substituto do chefe e fundador das Farc, Manuel Marulanda (Tirofijo), que morreu de ataque do coração em março de 2008.
Em setembro de 2010, Jorge Briceno (Mono Jojoy), número dois das Farc e chefe militar da organização, foi abatido pelos militares.
Fundada em 1964 e hoje com cerca de 8 mil combatentes, as Farc também perderam outros dois dirigentes históricos nos últimos anos: Raul Reyes, morto em um ataque aéreo contra o território do Equador, e Ivan Rios, assassinado por outro rebelde. Os dois integravam o bureau político das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.
* Folha.com

Nenhum comentário: