quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Anuário de segurança aponta Alagoas como estado mais violento do país

Os números fazem parte da 5ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, realizado pela ONG Fórum Brasiliero de Segurança Pública em parceria com o Ministério da Justiça.
Alagoas continua liderando o ranking do estado mais violento do país com cerca de 70 mortes por 100 mil habitantes. Os números fazem parte da 5ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, realizado pela ONG Fórum Brasiliero de Segurança Pública em parceria com o Ministério da Justiça.
O levantamento da ONG, divulgado na tarde desta quarta-feira, 23, em Brasília, faz um Raio X da segurança pública brasileira e é relativo ao ano de 2010.
O anuário reúne dados sobre homicídio doloso (incluindo homicídio culposo), latrocínio, crimes violentos letais intencionais (incluindo homicídio doloso, latrocínio e lesão lorporal seguida de morte), roubo de veículos, roubo (total), tráfico de entorpecentes, posse ilegal de arma, estupro, lesão corporal dolosa, gastos com a segurança pública, população carcerária, criminalidade juvenil.
De acordo com o relatório, Alagoas registrou 68,2 mortes por 100 mil habitantes em 2010. Os índices apresentaram um crescimento de 42,8% em comparação ao ano de 2009, que teve 47,7.
A média nacional é de 21,5 mortes por 100 mil habitantes em 2010. Os números tiveram uma pequena queda com relação ao ano de 2009 que registrou 21,9. Mesmo com a redução, os índices ainda não estão de acordo com o recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê 10 homicídios para 100 mil habitantes numa situação de epidemia.

Nenhum comentário: