quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Ministro do STF, relator do mensalão, renova licença médica.

Foto Dida Sampaio/AE
Dor insuportável – O Supremo Tribunal Federal (STF) informou na noite de segunda-feira (1) que o ministro Joaquim Barbosa está em licença médica de 30 dias. No último dia 15 de junho, ele se submeteu a uma cirurgia no quadril, em um hospital de São Paulo. A licença médica havia terminado no dia 4 de julho e foi renovada nesta segunda, término do recesso do Judiciário. Ele sente dores nas regiões lombar e quadril, desde 2007. Em 2010, o ministro ficou afastado do STF mais de 3 meses a fim de tratar o problema crônico na coluna. Barbosa sofre de inflamação na raiz de nervos da região lombar. Na linguagem técnica dos médicos, o problema é diagnosticado como radiculite do plexo lombar. O ministro caiu de um cavalo há muitos anos. O acidente teria provocado a compressão de vértebras, que atingem os nervos e produzem dores insuportáveis.
Barbosa é relator da ação penal do “Mensalão do PT”, esquema de cooptação denunciado em 2005, pelo qual parlamentares receberiam dinheiro em troca de apoio político ao governo.
O processo, que tem mais de 45 mil páginas, está na fase final. No último dia 11 de julho, a Procuradoria-Geral da República apresentou as alegações finais da acusação. Nas alegações finais enviadas ao STF, o Ministério Público Federal pediu a condenação de 36 dos 40 réus iniciais do processo.
O prazo para que os réus encaminhem suas alegações finais se encerra no fim de agosto. Então o relator vai elaborar o voto e liberar a ação penal para ser colocada em pauta no plenário. Barbosa já disse que não tem previsão do tempo que demandará para conclusão do voto.
*Fonte Ucho.info

Nenhum comentário: