A Rede Globo e as 5 emissoras de propriedade do Grupo
Globo (em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Brasília e Recife) receberam
um total de R$ 6,2 bilhões em publicidade estatal federal durante os 12 anos
dos governos Lula (2003 a 2010) e Dilma (2011 a 2014).
Como a cifra só considera TVs de propriedade do Grupo Globo,
o montante ficaria maior se fossem agregados os valores pagos a emissoras
afiliadas. Por exemplo, a RBS (afiliada da Globo no Rio Grande do Sul e em
Santa Catarina) recebeu R$ 63,7 milhões de publicidade estatal federal de 2003
a 2014.
Outro exemplo: a Rede Bahia,
afiliada da TV Globo em Salvador, que pertence aos herdeiros de Antonio Carlos
Magalhães (1927-2007), teve um faturamento de R$ 50,9 milhões de publicidade
federal durante os 12 anos do PT no comando do Palácio do Planalto.
A TV Tem, que abrange uma
parte do rico mercado do interior do Estado de São Paulo, em 4 regiões (com
sedes nas cidades de São José do Rio Preto, Bauru, Itapetininga e Sorocaba),
faturou R$ 8,5 milhões de publicidade estatal federal em 2014. Essa emissora é
de propriedade do empresário José Hawilla, conhecido como J. Hawilla
(pronuncia-se “Jota Ávila”), que está envolvido no escândalo de corrupção da
Fifa.
(…)
Do uol: Enviado por e-mail via Gracias Ferraz
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