sábado, 2 de julho de 2011

Brasil perde Itamar Franco.

O Brasil perdeu hoje o senador Itamar Franco, vítima de leucemia, doença que fragilizou sua saúde, levando-o a morte.

Ex presidente da República, que teve a árdua missão de substituir Fernando Collor, após um governo tumultuado e vergonhoso, Itamar Franco assumiu a responsabilidade de autorizar a edição de um dos planos econômicos mais admirados do mundo: O Plano Real.

Foi a coragem de Itamar, que acreditando na equipe que elaborou o plano, proporcionou a estabilidade econômica do país.

Tinha voltado a vida política como Senador da República, desta feita mais sereno e com um ímpeto admirável de fazer oposição com coragem, segurança e objetividade.

Dizia já não ter mágoas de antigos desafetos ou oponentes. "Eu me eduquei a não ter mágoas", teria dito o senador por Minas Gerais.

Confessara, anos antes, ter alguma tristeza com a atitude de Fernando Henrique Cardoso em não creditar a ele o sucesso do Plano Real.

Mas Fernando Henrique sempre dizia: “Ele pode até reivindicar a paternidade do plano. Era o presidente e ajudou muito ao autorizar a edição do Plano”.

Itamar achava que a oposição deveria ser mais autêntica e se contrapor ao governo tendo como maior respaldo as transformações sociais obtidas graças ao Plano Real, implantado na transição entre o seu governo e o de FHC.

Nenhum comentário: