sábado, 19 de fevereiro de 2011

Luiz Inácio, sempre imitando o PSDB

Por Bernardo Mello Franco, na Folha:
O museu que contará a história do primeiro governo petista terá inspiração tucana. O ex-presidente Lula definiu os museus do Futebol e da Língua Portuguesa, em São Paulo, como modelos para o memorial que abrigará o acervo do seu mandato. Ambos foram construídos em gestões do PSDB e usados por José Serra na campanha presidencial de 2010. Nos últimos dias, Lula disse a aliados que planeja um memorial interativo, que convide os visitantes a “participar” de momentos históricos da sua trajetória.
Ele tem usado dois exemplos: as assembleias de metalúrgicos em São Bernardo do Campo, em 1979, e o grande comício das Diretas na Praça da Sé, em 1984. A ideia do ex-presidente é criar ambientes que “transportem” as pessoas para as manifestações. Ele só não deixou claro aos interlocutores se o visitante “participaria” das manifestações como povo, com a perspectiva da multidão, ou como Lula, do alto dos palanques. O petista é fã declarado do Museu do Futebol, que tem atrações como uma sala que reproduz gritos de diversas torcidas para simular o clima das arquibancadas.
Para o presidente da Associação Brasileira de Museologia, Antônio Carlos Vieira, a aposta na interatividade deve dar resultado. “É uma tendência mundial. Museus que usam esses recursos atraem mais jovens e têm batido recordes de visitação”, diz. “Mas o museu deve evitar uma visão mítica de Lula. O político não deve ser tratado como herói ou como alguém acima da sociedade.”
E mais: O governo de sua sucessora ( dizem sua preposta ), está roubando vergonhosamente as idéias e propostas do seu adversário ( José Serra ), às quais desqualificou durante a campanha eleitoral. Dois exemplos? O Protec, o Prouni do ensino técnico e, agora, a progressão continuada, que tanto atacou.

Nenhum comentário: